MP Caminhões e Carretas | Compra e venda de caminhões e implementos rodoviários em Patos de Minas

Fale conosco

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas

Scania, MAN e Navistar testam caminhão autônomo em 2024

Scania, MAN e Navistar testam caminhão autônomo em 2024

Na Europa, os veículos estão sendo testados entre Södertälje e Nyköping, cidades na Suécia. Os caminhões circulam em vias públicas. Mas com a presença do motorista, apenas por questão de segurança.

Por essa razão, a tecnologia adotada é a de nível 4. Ou seja, na prática a inteligência embarcada é capaz de dispensar o motorista. Para efeito de conhecimento, o nível 5 de automação, nível mais alto, permitirá que os veículos atuem 100% sozinhos. Dessa forma, interagindo com o entorno. Com troca de informações com os outros veículos e semáforos, por exemplo.

Seja como for, o plano adicional para o desenvolvimento de caminhões autônomos das marcas do Grupo Traton, prevê testes com clientes no tráfego real. O que inclui outros países europeus ainda neste ano. 

Grupo Traton quer produzir caminhões autônomos em série

Todavia, a intenção do Grupo Traton é produzir os veículos autônomos em larga escala com base no software Plus. Sendo o foco em operações entre centros logísticos.

"Para nós, a condução autônoma é uma parte central da nossa oferta para uma gama abrangente de soluções de transporte seguras, eficientes e sustentáveis. E essa tecnologia ​​ pode ser adaptada às necessidades específicas de cada cliente", afirma o vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania, Peter Hafmar.

Do mesmo modo, para a MAN, a tecnologia de condução autônoma tem o potencial de reduzir acidentes relacionados com a fadiga. Assim como aliviar a escassez de condutores e tornar o transporte mais eficiente, inclusive do ponto de vista ambiental. 

Por isso, não é de agora que a marca iniciou sua atuação com automação. De 2018 a 2020, a fabricante de Munique testou um caminhão sem motorista para movimentação de contêineres no porto de Hamburgo. Do mesmo modo, entre 2019 e 2023, desenvolveu o projeto Anita, com universidades e empresas parceiras alemãs. Este projeto concentrou-se na integração digital de um caminhão autônomo no processo logístico de movimentação de contentores da estrada para a ferrovia. 

Nesse sentido, desde 2022, a MAN trabalha com 12 parceiros no projeto Atlas-L4. Ou seja, no desenvolvimento de um caminhão autônomo para utilização entre centros logísticos. Segundo a MAN, esse projeto atende uma lei de condução autônoma aprovada na Alemanha em 2021. Ela permite a condução sem motorista em percursos definidos e com supervisão.

Caminhões da Navistar rodam no Texas

Os caminhões International equipados com o SuperDrive da Plus também estão sendo validados com um motorista em rotas no Texas. As avaliações em operações com clientes começam ainda neste ano. E devem se expandir por corredores estratégicos dos Estados Unidos.

Sobre a brasileira Volkswagen Caminhões e Ônibus, também do Grupo Traton, é certo que a medida que o Brasil evoluir com o tema, a marca estará preparada. Afinal, a intenção é que no futuro as empresas compartilhem componentes e tecnologias.

Cadastre-se para receber novidades, informações e ofertas semanais!

Sede: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 4470 Planalto Patos de Minas / MG
Filial: BR 365 em frente ao Posto Patão Patos de Minas / MG
FALE CONOSCO