O Brasil possui cerca de 374 mil caminhoneiros autônomos atuando no transporte rodoviário de cargas.
O Brasil possui cerca de 374 mil caminhoneiros autônomos atuando no transporte rodoviário de cargas. Pensando em facilitar o contato entre estes motoristas e transportadoras, a empresa paranaense Gestran criou o Fretefy, um sistema inovador 100% online que utiliza inteligência artificial para gerenciamento de cargas. Nele, transportadoras cadastram cargas a serem transportadas e suas especificidades, e a inteligência artificial destina ao motorista e veículo cadastrados que atendam aos requisitos necessários.
O aplicativo para caminhoneiros que faz parte do sistema já está disponível na Google Play Store para aparelhos Android. Ao fazer o download, o caminhoneiro preenche informações relacionadas ao seu veículo e também insere dados profissionais, como foto da CNH, nome completo e regiões brasileiras em que deseja atuar.
Do outro lado, as transportadoras que possuem o sistema Fretefy publicam as cargas disponíveis. A ferramenta então faz o cruz amento de dados entre as características da carga a ser transportada e os veículos de caminhoneiros cadastrados que estão disponíveis. Somente quem preenche os requisitos cadastrados pela transportadora é convocado para realizar o frete. Assim, o motorista visualiza entregas e é notificado somente quando as cargas são adequadas ao seu perfil e veículo.
A ferramenta também resolve um problema bastante conhecido dos caminhoneiros autônomos: o frete retorno. Com base nos dados da entrega que um motorista está realizando, a inteligência artificial do Fretefy calcula quando e onde ele estará disponível, buscando o frete retorno antes mesmo de o caminhoneiro chegar ao destino e fazer o check-in. Assim, o motorista que utiliza o aplicativo fica com a próxima viagem programada, sem perder tempo esperando o frete na cidade. Além de diminuir a possibilidade de transitar com o caminhão vazio e perdendo dinheiro.
Outra vantagem do Fretefy para caminhoneiros autônomos é a facilidade de comunicação com a transportadora através do próprio aplicativo, por meio da ferramenta de chat: nele é feita desde a negociação de valores dos fretes até a comunicação de intercorrências, como acidentes na estrada e outros fatores que podem alterar prazos de entrega, por exemplo.
O Fretefy conta ainda com um sistema de avaliações que permite dar notas a parceiros e motoristas contratados, de uma a cinco estrelas. “Quanto mais fretes o motorista autônomo faz pela plataforma, mais chances ele tem de receber uma boa avaliação no aplicativo”, explica Bruno Favari, gerente de tecnologia da Gestran. A ideia da pontuação é facilitar às transportadoras o acesso a profissionais ágeis e confiáveis dentro da plataforma.