Um dos grandes desafios para adoção de caminhões elétricos é a perda de capacidade de carga transportada, já que as baterias são bastante pesadas.
Um dos grandes desafios para adoção de caminhões elétricos é a perda de capacidade de carga transportada, já que as baterias são bastante pesadas. Para avaliar o impacto de um aumento da tolerância de peso para os eixos em caminhões elétricos, reduzindo esse prejuízo, a Volvo e o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, estão iniciando testes em conjunto.
A operação, em regime experimental, é voltada principalmente para transporte em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.
A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.
“Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.
Na solenidade na capital federal, realizada no último dia 09 de abril, estiveram presentes Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito; Vinícius Reiter Pilz, presidente da ReiterLog; Paulo Carvalho, presidente da Ritmo Logística, entre outros convidados e autoridades. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras empresas a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos Volvo no Brasil.
Os resultados preliminares do estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados já confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de CO2, dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras. O estudo, inédito no País, é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS),
O objeto final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e muito conforto para o motorista.