Nas transportadoras, o combustível ainda representa uma fatia grande nos custos gerais do negócio.
Economia também é planejamento, por isso na hora que um frete for fechado é essencial traçar uma rota de viagem. Fazendo isso, você evitar caminhos ineficientes, que forcem o motorista andar um percurso maior do que o necessário para realizar as entregas.
No caso específico de carga, é importante a criação de banco de dados atualizado com frequência, com indicativos das rotas mais seguras e com melhores condições de trânsito.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza fiscalização constante, mas não é raro encontrar caminhões rodando nas estradas brasileiras com peso acima do suportado.
Alguns pensam que estão economizando tanto na cubagem quanto com o tempo. Porém, esse tipo de prática põe em risco o caminhão, o condutor e a própria carga, sem contar que eleva muito o custo com o abastecimento.
A peça principal na economia de combustível é o motorista. Evitar freadas bruscas, desligar o veículo durante um congestionamento, não usar ar condicionado quando não for tão necessário ou até a utilização de rotas alternativas para fugir de possíveis engarrafamentos estão entre as medidas que devem ser adotadas.
Por isso, oriente sua equipe para atitudes que causam não só um maior consumo, como também maior desgaste das peças.
Pneus com pressão abaixo do limite indicado pelo fabricante pode elevar o gasto em até 4% com combustível. A calibragem correta ainda prolonga o tempo de vida útil dos pneus, ou seja, economiza duas vezes.